quarta-feira, 7 de abril de 2010

James Prescott Joule


James Prescott foi um físico britânico que estudou a natureza do calor. Nasceu em Salford no dia 24 de dezembro do ano de 1818 e morreu em Trafford no dia 11 de outubro de 1889.

O seu estudo direcionou para teoria de conservar energia. James trabalhou com Lorde Kelvin, para desenvolver a escala absoluta de temperatura, e encontrou relações entre o fluxo de corrente através de uma resistência elétrica e o calor dissipado chamado hoje lei de Joule.

Joule foi aluno de Jonh Dalthon. Fascinado pela eletricidade, Dalthon e seu irmão faziam experiências em si mesmo usando choques elétricos. O motor elétrico foi construído graças ao seu trabalho com a energia, que substituiu o motor a vapor usado até aquela época.

As idéias de Joule sobre o estudo da energia não foram inicialmente aceitas, pois dependia de medições muito precisas, o que naquela época era incomum em física. No seu estudo mais conhecido era necessária a precisão de 1/200 graus Fahrenheit, o que seus contemporâneos não achavam possível.

O trabalho de Joule contrariava o que todos da época acreditavam que o calor era um fluido, o calórico, e esse fluido não podia ser criado nem destruído. Mas Joule dizia que o calor era apenas uma das formas de energia, e só a soma de todas as formas é que permanecia conservada. Joule estava propondo a teoria cinética do calor, as idéias de Joule necessitavam que se acreditasse que as colisões entre as moléculas seriam perfeitamente elásticas, mas naquela época os conceitos de átomos e moléculas ainda não eram perfeitamente aceitos.

Joule e seus contemporâneos não entendiam inicialmente que os processos termodinâmicos (movimento da energia e como a energia cria movimento) deveriam ser irreversíveis. Eles achavam que a energia no universo era um processo que poderia se repetido indefinidamente através da reciclagem da mesma energia. Esse conceito, só passou a valer com a descoberta da segunda Lei da Termodinâmica, ou seja, a energia percorre um único sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário